quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Saudação ao Sol: http://www.yogacasaverde.com.br/






Saudação ao Sol


Om Jyotir Namaha


Saudação ao Sol


Om Jyotir Namaha
Surya Namaskar (A Saudação ao Sol) - Parte I
Profª Maria Fatima

Surya é uma palavra sânscrita e quer dizer Sol.
Namaskar também é uma palavra sânscrita e quer dizer Saudação. Daí, Surya Namaskar, Saudação do Sol.
A prática do Surya Namaskar está sendo feita em algumas escolas na Índia, antes dos alunos entrarem nas salas de aula com enorme sucesso, aumentando o nível de atenção e concentração destes estudantes, ampliando o processo de aprendizagem pedagógica e melhorando sensivelmente sua saúde. Portanto, seus exercícios têm dupla finalidade; preparatória psicomotor e psicofísica, sendo considerada completa, tonificante, purificadora e estimulante, pois harmoniza os benefícios dos exercícios físicos amplamente atuantes, que trabalham músculos e articulações, interligações e cartilagens, com toda a estrutura das cinco seções da espinha dorsal, beneficiando diretamente a medula e os neuro-raquidianos.
Ao mesmo tempo, serve também, como base de descontração, podendo ainda ser usada como estrutura de qualquer outra prática, e inclusive e especialmente para a obtenção da estabilidade mental e preparo para a concentração.
Se bem executada a prática do Surya Namaskar com a respiração calma e correta, é suficiente para regularizar a mesma e suas funções psicofísico-mentais.
Tanto para as crianças como para os adultos a prática deverá ser moderada e gradual, até atingir um bom estágio de desenvolvimento.
Os benefícios da prática do Surya Namaskar são incalculáveis, resultando em plena saúde e eliminação de qualquer tipo de enfermidade. Serve também para equilibrar todo o sistema nervoso e emocional, ativando amplamente as glândulas, a circulação sanguínea e aumentando a capacidade de oxigenação das células, em todo o seu potencial.


Da prática do Surya Namaskar

A Saudação ao Sol, compõe-se de doze etapas subseqüentes e leva este nome, pois seus movimentos básicos representam as horas do dia nos ponteiros de um relógio imaginário, baseado no eixo solar.
Um outro fator muito importante nesta prática é o perfeito equilíbrio das quatro fases respiratórias, inspirar, reter ou suspender, expirar e manter vazios os pulmões, com os movimentos, que devem ser realizados de acordo com a capacidade de cada pessoa, que sempre deverá procurar permanecer por um determinado período em cada postura, com os olhos fechados e em plena concentração na prática interior em si.
De principio a série executada deverá ser feita apenas uma única vez, aumentando gradativamente de acordo com o desenvolvimento dos alunos e dos professores.

Surya Namaskar (A Saudação ao Sol) - Parte II
Profª Maria Fatima

1. Namaskarasana - Equilíbrio, concentração, eliminação de ansiedades interiores, agitações, eliminação de tristezas, angústias; tranqüiliza a respiração; corrige a postura corporal e ajusta suavemente a coluna vertebral.




2. Ardha Chakrasana – Alonga, fortalece a musculatura geral, dá flexibilidade, corrige a postura; fortalece braços, pernas, coxas e glúteos; fortalece a região genital, bem como o busto e axilas; trabalha as glândulas tireóide e paratireóide, renais, supra-renais e glândulas hepáticas.



3. Padahastasana – Combate cólicas menstruais e TPM; regulariza funções hormonais; fortalece costas e glúteos; trabalha aparelho urinário, digestivo e intestinal; alonga e dá flexibilidade e fortalece braços, pernas e parte posterior das coxas.



4. Ardha Urdhva Bhujangasana – Corrige a postura, ajusta a coluna vertebral, eliminando dores da espinha baixa, média e alta, neutralizando efeitos de posturas incorretas do dia a dia, fortalece braços e pernas; fortalece também o peito e a barriga, elimina tensões nas costas; dá ampla flexibilidade tornando o corpo mais ágil, esbelto e elegante; alongamento geral; trabalha suavemente órgão e glândulas.



5. Makarasana – Inverte e processo de sístole e diástole do coração e do cérebro; promove uma reversão sanguínea em aurículos e ventrículos do coração e do cérebro; fortalecimento de braços, mãos, pernas; elimina flacidez; elimina excessos abdominais; fortalece o trapézio e a clavícula.



6. Svanasana – Profundo fortalecimento de braços, mãos, pés, tronco e região pubiana; barriga, quadris e cintura escapular.



7. Trithadassana – Fortalece mãos, braços, antebraços, coxas, barriga, trapézio, área cervical, dorsal e lombar; fortalece também a região dos glúteos, dando bastante resistência; fortalecimento cardio-respiratório profundo (traz equilíbrio energético); fortalece ainda toda a estrutura nervosa e emocional.



8. Bujangasana – Combate à TPM, disfunções menstruais, elimina cólicas menstruais, elimina cistos e miomas; trabalha todo o sistema nervoso e emocional; grande resultado em correção postural; alongamento geral e fortalecimento da medula espinal e da coluna vertebral; massageamento de boa parte do sistema linfático; desenvolve o tônus muscular do abdome dando-lhe ampla perfeição e eliminando obesidades e flatulências; elimina colite; desenvolve e tonifica juntas, tendões, ligamentos, nervos e vasos sanguíneos de todas as regiões do corpo em especial a da coluna; abertura do externo, clavícula e trapézio.



9. Makarasana – Aprofundamento dos benefícios alcançados.



10. Ardha Urdhva Bujangasana – Aprofundamento dos benefícios alcançados



11. Padahastasana – Aprofundamento dos benefícios alcançados



12. Ardha Chakrasana – Aprofundamento dos benefícios alcançados.














Nenhum comentário:

Postar um comentário