domingo, 14 de outubro de 2012

Lixeiras!!!!!!!

Foto: *CREATIVIDAD*

Como secar ervas em casa



Como Secar Ervas em Casa

Secar ervas é uma maneira simples de manter a sua horta produtiva por mais tempo. Secar as suas próprias ervas permite que você tenha controle total sobre a origem e quantidade das ervas. Há três maneiras principais de secar ervas: pendurar, congelar ou imergir em óleo. Cada uma tem seus benefícios. Aqui, você verá como secar suas ervas da maneira que escolher.

Passos

1 - Colha as ervas do jardim. Use uma tesoura forte ou uma faca de cozinha para cortar as ervas. Se a erva for perene, corte os caules na base da planta. Outras ervas podem ser arrancadas com as raízes, sendo os restos deixados para compostagem. Corte todas as ervas usadas para secagem, de modo a deixá-las com caules longos.

2 - Lave as ervas com cuidado. Se tiver que lavar as ervas por conterem terra ou sujeira, o melhor é borrifar água gentilmente e depois secar (senão, você corre o risco de surgir mofo durante o armazenamento). Bata-as com um pano de prato ou chacoalhe até que seque.

3 - Pendurando:
Remova as folhas inferiores dos caules e amarre o maço de ervas próximo à ponta dos caules. O ideal é que cada maço tenha no máximo 5-10 caules para facilitar a ventilação.

Secando lavanda Encontre um local seco, quente, escuro e bem ventilado que fique fora do caminho das pessoas. A temperatura ideal para secagem é 20ºC. Se não tiver um local escuro em casa, você pode colocar o maço de ervas dentro de um saco de papel (desses de pão), com furos para a ventilação. O saco também mantém a poeira longe das ervas.

Deixe as ervas para secar por 1 a 3 semanas. Verifique de vez em quando para ver como elas estão secando - ervas com caules grossos demoram mais. Veja se estão esfarelando, esfregando uma folha entre dois dedos. Se esfarelar, estão prontas para guardar.

Remova as folhas e coloque em um jarro fechado. Remova os caules e outros materiais, à medida que retira as folhas. Você pode deixar as folhas inteiras ou triturar com os dedos para fazer uma mistura para cozinha (mas use rápido para manter o sabor). As folhas podem ser usadas inteiras para fazer chá ou como adorno na sopa (estas não devem estar muito secas). As sementes devem ser deixadas inteiras, só sendo trituradas quando forem ser usadas.

Etiquete o jarro e guarde. As ervas devem durar até um ano.

4 - Congelando:
Selecione ervas apropriadas para congelar. Normalmente, este método funciona para ervas de folhas moles, como manjericão, estragão e salsa. Algumas ervas só podem ser congeladas, pois elas não secam, como a cebolinha.

Lave e seque as ervas colhidas, como descrito acima. Remova as folhas e coloque no congelador em sacos herméticos (tipo zip ou similar). Etiquete com a data. Elas devem durar até 3 meses. Se quiser que durem mais, escalde por alguns segundos em água quente, mergulhe em água com gelo imediatamente e coloque no congelador em sacos. As ervas escaldadas devem durar no congelador por até 6 meses.

Alguns cozinheiros preferem congelar as ervas em formas de gelo, para que elas fiquem em porções pequenas para cozinhar. Se escolher fazer assim, misture um terço de ervas cortadas e dois terços de água. Manjericão fica bom passado no azeite de oliva antes de congelar em cubos (sem água). Remova as ervas congeladas nos cubos e ponha nos sacos para congelar. Use à medida que necessário.

5 - Imergindo em óleo:
Colha e limpe as ervas, como descrito acima.
Escolha um óleo. O azeite de oliva é o mais usado, mas outros óleos também funcionam.

Você pode escolher manter as folhas presas ao caule ou removê-las e adicionar as folhas separadamente. Se preferir usar o óleo como um óleo com ervas, os caules podem ficar. Coloque em uma garrafa; as ervas que ficaram no caule dentro da garrafa de óleo servem como ornamento ou como ingrediente culinário. Se quiser remover as folhas para usar, um recipiente baixo é melhor, pois as folhas podem ser pescadas com uma colher.

Mantenha o óleo em um lugar refrigerado, especialmente em climas mais quentes. Use em 6 meses.

Movimento Novos Rurais
Pessoas mais livres, plenas e felizes!https://www.facebook.com/novosrurais.farmingculture
 — com Rita Bernabe e M De Lourdes Carapelho.

sábado, 13 de outubro de 2012

A floresta


"A floresta não é meramente uma expressão ou representação de caráter sagrado, nem um lugar para chamar o sagrado; a floresta é santidade própria. Natureza não é apenas criada por Deus, a natureza é Deus. Quem se move dentro da floresta pode participar diretamente da sacralidade, sacralidade com todo o seu corpo, sacralidade de respiração de experiência e contê-lo dentro de si mesmo, beber a água sagrada como uma comunhão de vida, enterrar os pés na sacralidade, abrir os olhos e testemunhar a beleza ardor de santidade."- Richard Nelson. (Traduzido por Bing)
Save trees save earth compartilhou a foto de Asheesh Sharma.