quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Manacá - Cultivo

manacacheiro01















Vovó tinha um Manacá-de-Cheiro quando eu era ainda muito pequenina. Lembro que para a criancinha de 3 ou 4 anos de idade, era tão mágico aquela arvorezinha que dava flores de cores diferentes! Não adiantava minha avó explicar que as flores mudavam de cor, eu teimava a todo custo que não, elas nasciam diferentes! Mas como eu já passei desta fase, não insisto mais nesta fantasia. Lembro também que perdia muito tempo olhando o arbusto, gostava de tirar folhas só para sentir sua textura em minhas mãos. Coisas dos tempos de inocência. Minha avó sempre gostou de flores perfumadas, e tirava flores para sentir o perfume e por vezes colocava nos cabelos. Vamos ao Manacá-de-Cheiro?
O Manacá-de-Cheiro (Brunfelsia uniflora) também é conhecido como Geretataca, Caágamba, Romeu-e-Julieta, Mercuri, Manacá-de-Jardim e Ontem-Hoje-e-Amanhã. Em espanhol também é conhecido por Manaca e Francesino. Em inglês pode ser chamada de Yesterday-Today-Tomorrow. É originária do Brasil, sendo nativa de zonas de clima tropical e subtropical.
Tem ciclo de vida perene, é muito perfumada, razão pela qual também é chamada de Manacá-de-Cheiro. É classificado como um arbusto mas, dependendo do espaço onde é cultivado e da idade que atinja, pode chegar a ter 3 metros de altura, tornando-se uma árvore de pequeno porte. Forma uma copa alongada e arredondada que pode chegar a 2 metros de diâmetro, com galhos que tendem a crescer para baixo, sendo estes ásperos. As folhas são ovais e lisas, de cor verde-escura.
As flores arredondadas mudam de cor conforme envelhecem, começando por uma tonalidade azul-violeta e clareando até tornarem-se brancas. É por esta razão que um mesmo arbusto pode apresentar flores de cores diferentes, e razão também para ter o nome de Ontem-Hoje-e-Amanhã. As flores tem vida curta, mas a floração é longa, durando toda a Primavera e Verão, desde que cultivadas em pleno sol. Os frutos são pequenos e em forma de cápsula.
borboletamanacaPode ser utilizada no paisagismo em cultivo isolado ou em grupos. Devido ao forte perfume de suas flores não deve ficar muito próximo à casa, quando haja alguém sensível a fortes odores. Caso não haja, podem ter um excelente efeito visual se plantadas junto a paredes ou muros, que ganham um belo colorido com a presença do Manacá-de-Cheiro.
Há uma borboleta, conhecida como Borboleta-do-Manacá, que deposita seus ovos apenas nas folhas desta planta, sendo este único alimento das lagartas. No caso do Brasil, devido à presença da Borboleta-do-Manacá, convém protegê-la da proximidade de pessoas na época em que estiverem com a presença das lagartas. Fora do Brasil não há a ocorrência desta borboleta. Se você está no Brasil e tem seu belo Manacá-de-Cheiro cheio de lagartas desta borboleta, não as destrua! Não se esqueça que as feias lagartas em pouco tempo vão transformar-se em belas borboletas. Elas não irão destruir a planta, pois necessitam que ela continue existindo para que continuem também existindo.
O Manacá-de-Cheiro necessita de sol pleno para ter uma abundante floração, mas suporta áreas sombreadas, desde que sempre haja a incidência de raios solares sobre ela. É uma planta de zonas tropical e subtropical, sendo portando, adaptada a climas quentes. Mas tem um melhor desenvolvimento em zonas onde há grandes diferenças de temperaturas (dias quentes e noites frias). Como tolera bem o frio pode ser cultivada em zonas de clima frio, mas não suportam geadas muito fortes. É justamente em locais de clima mais frio que tem maior floração.
manacadecheiro00Quanto ao solo, tolera os pobres mas desenvolve-se melhor em solos ricos de matéria orgânica. O solo não precisa ser bem drenado. Caso tenha um pequeno exemplar plantado em um vaso, a cada 2 anos deve trocar toda a terra que envolve a planta. Mas devido ao tamanho que pode atingir não tem vida longa em um vaso, devido à limitação de espaço.
As regas devem ser diárias durante o período de floração, mas em qualquer época do ano devem ser regadas com regularidade. A adubação deve ser feita em um intervalo de 15 a 20 dias, com adubo que contenha enxofre e potássio para que tenha um melhor desenvolvimento.
Dependendo do uso que se dê à planta deve ser podada regularmente. Junto às raízes nascem brotos que podem originar novas plantas. Ainda que não tenha interesse em fazer novas mudas este brotos devem ser retirados para evitar que o Manacá-de-Cheiro transforme-se em uma touceira.
Quanto à reprodução tanto podem ser por sementes, mudas ou estaquias, e em qualquer época do ano. Os brotos que surgem a partir da raiz, se retirados da planta dão origem a mudas. Além disso, galhos da planta podem dar origem a novas plantas (estaquia).
O Manacá-de-Cheiro pode ser atacado por fungos nos períodos mais úmidos do ano, que podem ser eliminados sem grandes dificuldades com um fungicida. Pode ser atacado por cochinilhas e pulgões, mas só devem ser tratadas com inseticida quando não estão no período de floração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário