O Manifesto Antiveganista
Preciso de antemão distinguir dois personagens
arquetípicos do movimento de libertação animal: o vegano e o veganista. Ao
final, você leitor, deverá avaliar em qual se encontra
Por Thales Tréz
Antes de qualquer coisa, não tenho nada a perder.
Nunca desejei ter qualquer status exponencial no movimento de direitos animais.
Se de alguma forma posso ser considerados por muit*s como uma referência neste
cenário, foi por conta de minhas atividades de pesquisa acadêmica sobre o tema
da experimentação animal, que, por contingência, me levaram inevitavelmente ao
cenário deste movimento. E é deste convívio, já de longa data, que este texto
surge: como um parto espontâneo, sincero, e que talvez chova no molhado para
alguns. Mas é a minha chuva.
Dito isso, vamos ao que realmente interessa.
Preciso de antemão distinguir dois personagens
arquetípicos do movimento de libertação animal: o vegano e o veganista. Ao
final, você leitor, deverá avaliar em qual se encontra. A crítica que faço, e
que considero de certa forma urgente (dada a expansão do movimento de
libertação animal), é voltada ao veganista.
E vou começar grosso. O que separa um veganista
de um fascista é uma linha muito tênue. São indivíduos altamente apegados às
suas certezas e verdades, e as querem impô-las à sociedade como um todo, e a
toque de caixa. O veganista defende a monocultura do pensar e do agir, e
defendem um absolutismo moral, pois não vê nada entre este absolutismo e a
postura relativista moral - um cachorro morto fácil de chutar (me perdoem o
aforismo). E o instrumento principal deste absolutismo, talvez sua utopia
última, é o discurso recorrente (e simplista) da “coerência” - não obstante
gerador da uma atitude auto-policialesca constante, acaba ainda por provocar o
policiamento do outro. Mas exigir coerência do ser humano, além de grosseiro, é
anti-humano. A coerência não tem meio termo – ela é, ou não é. O “ser coerente”
é um ser acabado, previsível, reto, programado, estável. Por fim,
desinteressante. O “mantra da coerência” no discurso veganista é muito mais uma
referência ao “apego às verdades” do que uma chamada à consciência.
Particularmente, espero coerência apenas das máquinas, mas nunca do ser humano
– este rascunho, projeto titubeante de vida, torto, vagaroso... todas essas
qualidades, acreditem. Neste aspecto, o veganista não vive um paradigma, mas
sim um dogma.
Os veganistas vivem sob a tensão de uma sociedade
hegemonicamente especista, da qual procuram distintivamente se isolar, gerando
uma polarização “veganistas versus humanidade”. Um dos sintomas desse
isolamento é a notável e curiosa endogamia existente nesse meio. Não concebem a
ideia, por exemplo, de namorar um(a) carnívor*, porque, para o veganista, “você
é o que você come” – um absurdo grosseiro e reducionista do que realmente
somos. Tenho dificuldades em me ver reduzido aos meus hábitos alimentares, e
aos valores agregados a eles. Creio que sou muito mais do que isso. Aliás, o
que comeriam os tantos veganistas homofóbicos, reacionários, contrários ao MST
(“comedores de carne”) que conheço? Sim. Somos muito mais do que aquilo que
comemos. E nisso, há pessoas que são muito interessantes e com as quais aprendi
e aprendo muito em relação às qualidades e virtudes que considero nobres para o
ser humano – e se comem carne ou bebem leite, isso é apenas um detalhe (não
para um veganista, obviamente).
Veganistas geralmente tem um comportamento de
gueto – onde encontram um conforto ou refúgio compreensível à parte da “sociedade
especista”, – que lhe impõe costumes e valores caros à sua vivência. Lembro de
uma camiseta com cinco bonecos sorridentes de mão dadas, onde cada um dos
bonecos tinha uma letra da palavra VEGAN. Esse desenho é didático com o que
quero dizer sobre este tipo de comportamento de gueto. No máximo, os veganistas
costumam tolerar as pessoas não-veganas, pois entendem, e muitas vezes
inconscientemente, que têm a missão primeira de converter o “outro diferente” à
sua própria perspectiva. E isso inclui todo mundo: a namorada, o filho, a mãe,
o bisavô gaúcho de 80 anos... e até os esquimós, por que não? Mas até então
elas não fazem parte do seu restrito alfabeto de cinco letras. A alteridade
para o veganista se dá no limite em que esse “outro diferente” possa ser
transformado. Por isso é muitas vezes correto utilizar a expressão “conversão
ao veganismo”, ou mesmo o termo “cair”, quando, por alguma distensão, confessam
com dor que sucumbiram ao pecado da incoerência.
São, assim, missionários de uma verdade. Com a
prática de seus valores e ideias, procuram se eximir do processo histórico que
a humanidade construiu coletivamente, a fim de se livrar imediatamente do atual
fardo insustentável que implica na morte de milhões de animais a cada dia.
Muito da militância veganista, quando não é uma expiação de culpa por ser
humano (e ter vergonha da própria espécie), é uma declaração desesperada de
distinção, de não pertencimento, que gera sofrimento e frustração quando
percebem que o mundo em que estão não é o mundo que desejam para amanhã - by
all means necessary.
Sofrem, por vezes silenciosamente, com o amigo
que come carne, e que por tantas vezes foi alertado sobre as implicações morais
deste hábito, havendo inclusive concordado com as informações que foram
exaustivamente debatidas. O veganista não entende isso. Ou pior: não aceita
isso. “São fracos”, afirmam. Para o veganista, informação é a ferramenta mais
eficaz para a mudança de hábitos. Mas não para por aí. Se o amigo deixar de
comer carne por questões ambientais, não vale. São sujeitos que sofrem de muita
ansiedade. E não deve ser fácil...
O veganista sofre ainda de “miopia moral”, cujo
sintoma é um absolutismo simplista que se resume em a enxergar a humanidade em
preto e branco. Por exemplo, ou você é abolicionista, ou bem-estarista. Partem
de uma receita de um ídolo intelectual, a qual prestam grande reverência: Gary
“Sai Baba” Francione – de onde passaram a adotar a postura de escrachar Peter
Singer, que passou a ser bem-estarista... e incoerente, claro. Francione foi o
responsável por cunhar o termo “esquizofrenia moral”, estigmatizando ainda mais
uma condição psicológica que escapa ao normatismo aceitável em nossa sociedade.
E isso é muito conveniente para o veganista, pois atestam a si próprios uma
declaração de sanidade moral. Por sorte, o tratamento da miopia é bem mais
fácil...
Gosto de descrições anedóticas. Ilustram bem o
que gostaria de dizer sobre este personagem em questão:
Namorei uma garota que era veganista. Em um
episódio, vi 8 oito anos de coerência e rigidez intelectual se desmancharem em
um quase orgasmo quando esta querida companheira se desmanchou juntamente com
um petit-gateau, em um pub qualquer. Ainda que o acordo era que dividiríamos o
dito cujo, me deliciei unicamente com a cena que levou ao completo
desmantelamento daquela sobremesa, sem qualquer intervenção de minha parte. A
cena é indescritível, de tão bela e poética. Ver toda uma estrutura coerente,
altamente sofisticada e lapidada, se desfazer em uma explosão prazerosa de
memórias não apenas organolépticas, mas de vida, e tudo em absoluto silêncio, e
sem culpa. “Ela nunca foi vegana”, afirmam com firmeza amigos veganistas,
quando propositadamente descrevo este episódio. Para estes, isso deve encerrar
o assunto.
Um amigo veganista, havendo encomendado uma pizza
sem queijo, mas acidentalmente recebendo-a com o queijo, jogou a pizza no lixo,
praticamente ao lado de um mendigo. Disse que não poderia dar a pizza ao
mendigo pois estaria promovendo o consumo de derivados animais. Bastante coerente...
com a classe alta, inclusive. Aliás, veganistas são geralmente oriundos de
classes bem abastadas – mas isso é apenas uma observação...
Em um momento de lazer, à beira de um lago, um
amigo veganista repreendeu outros que passeavam/que pretendiam passear de
pedalinho, pois o mesmo tinha o formato de um cisne, o que representaria a
dominação e coisificação da natureza pelo homem. Veganistas não podem dar esse
exemplo. Até hoje não sei se ele estava brincando. Mas é coerente. E tenso.
Uma grande amiga passeava com sua filha em um
shopping quando se deparou com uma exibição pública do documentário
“Terráqueos”. Tentou afastar sua filha das imagens chocantes, procurando
preservá-la do que ela entendia ser uma abordagem inadequada, e potencialmente
traumatizante (quem já viu este documentário sabe do que eu falo). Nessa evasão
consciente, foi abordada com truculência por uma ativista veganista, que a
acusou de conivência com o especismo, e por aí afora. Por isso tremo por
dentro, como educador que sou, quando ouço falar em “educação vegana” no
cenário da libertação animal – especialmente com tal concepção de que imagens e
informações, independentemente de quais, e para quem sejam dirigidas, bastam
para transformar as pessoas. Seria uma “pedagogia do desesperado”: uma
abordagem pobre, ansiosa e agoniada.
Mas vamos ao meu caso. É comum acontecer, após
minhas palestras, abordagens de veganistas que, com tantas coisas por
perguntar, desejam saber se sou vegano. Não sou. E a bem da verdade, não estou
certo sequer se sou vegetariano. Digo isso aos que gostam destes rótulos – como
se eles dissessem muito sobre as pessoas. Me sinto mais confortável em dizer
que estou vegetariano. Em mais de 20 anos de vegetarianismo (onde, diga-se de
passagem, o padrão de consumo de derivados lácteos levaria qualquer indústria à
falência), comi carne em duas ocasiões. Uma acidentalmente (quem nunca!?), e
outra deliberadamente. Nesta última, ao visitar minha irmã em Portugal, fui
recebido pela sua sogra, Dona Carmem, uma portuguesa exímia na arte da cozinha,
segurando uma travessa com um bacalhau. Mesmo quando comia carne, me abstinha
de peixe. Me permitam uma irreverência: à época, preferia eles dentro da água e
vivos, pois fediam muito fora d’água. Mas, mesmo até então vegetariano
convicto, e sem nenhuma inclinação piscívora anterior à minha dieta, não pude
deixar de perceber o sorriso sincero da senhora por sobre aquele bicho, e não
tive qualquer problema em me permitir devorá-lo em convictas garfadas (o azeite
português e o vinho verde ajudaram, confesso). Deixei de ser vegetariano?
Sinceramente, não é o tipo de pergunta que me ocupa ou me importa.
Procuro não me apegar às minhas certezas, e me
permito, em algumas ocasiões, aceitar minha condição humana de incertezas, de
inacabamento e, sobretudo, de incoerência. Chamar isso de “discurso
conveniente” é maldade, pois ignora todo o imenso inconveniente que é levar o
vegetarianismo em nossa sociedade. Prefiro que me chamem de incoerente. Não me
afeta.
Escolhi ser um aprendiz de mim mesmo, e a ser
paciente com as minhas transformações, bem como com as transformações dos
outros, que não seguem nenhuma receita, regra, padrão, ou caminho. E aqui deixo
bem claro: desejo sempre sucesso a qualquer tentativa de transformar o mundo em
que vivemos. Mas sinto que as atitudes deste veganismo fundamentalista presta
muito mais um desserviço à emancipação dos animais e, principalmente, dos
humanos. Estamos de acordo que não poderemos emancipar os animais se não nos
emanciparmos como humanos. Mas enquanto projeto, levado à cabo às suas últimas
consequências, este tipo de veganismo nos conduzirá à a uma sociedade onde a
paz certamente reinará entre as espécies, mas a um custo de padronização do
pensamento e do comportamento que me gera um certo incômodo. Penso que esta paz
pode, e deve, ser alcançada por outras vias, e sempre com o exercício da
compreensão e da paciência. Porque o fim deve ser o meio.
Por sorte, nestas andanças, conheço pessoas que
as identifico como VEGANAS. Conto nos dedos, infelizmente. São humildes,
convivem bem com o “outro diferente”, não ficam posando de vanguarda, se
autopromovendo, desejando a morte de açougueiros, ou criticando o trabalho de
outras entidades de proteção animal que não seguem à a sua política ou linha de
pensamento – porque são incoerentes, ou porque são bem-estaristas. Enfim, não
se envaidecem e não se corrompem com a força dos valores e da luta a à qual, à
sua maneira, se engajam. Não caem nesta armadilha do ego. A eles e a elas, meu
apoio irrestrito. São pessoas belas, com luz, e que naturalmente, e mesmo em
silêncio, militam, pois cativam mais pelo gesto de cuidado, presença e atenção,
do que pelo verbo, truculência e retidão. São tranquilas, em paz com sua
própria espécie e com as outras, e pacientes com a mudança, que já chega aos
poucos, como um somatório dos esforços de todos, coerentes e incoerentes.
Mas que chega aos poucos.
Thales Tréz, fevereiro de 2014
Educador não vegano e incoerente.
http://www.ecoagencia.com.br/?open=artigo&id===AUWZFWZtWOHNlRaNVTWJVU
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