domingo, 29 de abril de 2012

Alimentação segundo a Medicina Tradicional Chinesa


Susana Gigo Ayres
susana@correcotia.com
Para a Filosofia Chinesa, tudo que acontece na Natureza acontece também conosco, assim como acontece com a terra, com as plantas ou com os animais.Isto se dá porque todos esses elementos juntos - terra, plantas, animais e nós humanos - são o que compõe a natureza, no sentido de ser a natureza.
Quando estamos na Primavera, assim como ocorre na natureza, nós florescemos, temos mais libido, que vem sob a forma de desejo, de impulso para um novo projeto, uma vontade de mudança, de buscar novos amigos ou novos caminhos para a felicidade. Em outras palavras vem o impulso para gestação, algo novo está no ar.
No que diz respeito à alimentação, a natureza nos oferece exatamente isto, alimentos mais Yang para nos dar esse impulso necessário para a mudança. Ela nos oferece as flores, como o brócolis, a couve-flor, a alcachofra. Os brotos de bambu, de girassol, de feijão, de trevo ou rabanete, ou o que mais sua imaginação criar e você executar. Temos ainda as cores vibrantes da Primavera, sugerindo que façamos pratos coloridos como ela - branco do arroz (integral), do nabo, cebola, inhame, repolho ou acelga; amarelo da abóbora, mandioquinha,cenoura, açafrão, pimentão amarelo, milho, painço; vermelho do pimentão, rabanete, tomate, maçã, pitanga, morango, beterraba; preto ou escuro como a berinjela, o repolho roxo, gergelim preto, amora, jabuticaba; e o verde que dispensa qualquer citação.
Não podemos esquecer que a primavera também nos traz odores preciosos, então usemos os “cheiros-verdes” em nossos pratos, através de temperos como alecrim, manjericão, manjerona, coentro, erva-doce, e tanto mais.
Quando saímos da estação do frio e nos aproximamos do calor, precisamos fazer o processo inverso com os alimentos, cozinhando-os cada vez menos. A medida em que nos aproximamos do verão, eles devem ser apenas levemente escaldados ou crus, portanto refrescantes e expansivos.
No Verão, a energia é exuberante e o sol irradia seu calor em todas as direções. A semente que brotou na primavera tomou corpo e já oferece seus primeiros botões e frutos. Nós também desabrochamos e nos mostramos vestindo menos roupas, conversando com as pessoas, buscando novos amigos sem pressa ou grandes esforços impedidos pelo grande calor. É o momento da troca do calor humano, da boa convivência com os amigos e familiares.
Em relação á alimentação, nosso corpo pede muita fruta, muita salada, alimentos mais leves de digestão rápida e fácil, pois já perdemos muito com o calor. Precisamos comer menos por refeição e fazer mais refeições, porque perdemos muitos nutrientes através do suor e precisamos repor o tempo todo, principalmente as vitaminas. Pratos a base de peixe e legumes escaldados é uma boa pedida.
Agora estamos caminhando para o Outono, e podemos perceber que nosso corpo se contrai novamente. Espontaneamente buscamos ambientes um pouco mais fechados para estarmos com os amigos mais próximos. O Outono traz uma busca de maior intimidade nos relacionamentos. Estamos nos preparando para o Inverno, para o recolhimento, e cozinhamos mais os alimentos conforme caminhamos para ele. Já podemos assar algumas carnes ou tortas, e fazer sopas de cozimentos mais lentos. O Outono pede alimentos contrativos, como os de sabor ácido e as raízes como bardana, cenoura ou nabo comprido, que nos dão foco e firmam nosso centro. Precisamos também do sabor picante da cebola, alho, gengibre, canela, que aquecem e levam a energia para dentro fortalecendo nossos pulmões.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário