domingo, 1 de janeiro de 2012

http://gnt.globo.com/moda/noticias/Lista--os-estilistas-mais-ecofriendly-e-socialmente-engajados.shtml


Lista: os estilistas mais ecofriendly e socialmente engajados

ASSUNTOS: Moda em listaModa

veja quem é exemplo na moda



Por Mariana Bradford


No primeiro dia de um novo ano, nada mais apropriado que falar sobre quem se esforça para fazer do mundo um lugar diferente – e melhor. Como o nosso assunto preferido é moda – e como, dentro dela, o consumo desenfreado e o uso não-sustentável de materiais estão sempre em questão –, resolvemos reunir os estilistas mais ecofriendly e socialmente engajados que conhecemos. Apreciem as iniciativas "verdes"!
  • 1
    Stella McCartney
    A filha do ex-beatle Paul McCartney é o primeiro nome que nos vem à cabeça quando o assunto é moda sustentável. Exemplo de consciência e adepta do vegetarianismo, Stella não usa pele e couro animal em suas peças – além de ser afiliada ao PETA. É preocupada com as condições de trabalho de quem confecciona suas coleções, usa algodão orgânico e dá preferência a corantes de baixo impacto ambiental. Em 2010, a britânica inaugurou uma "loja verde" em Milão, certificada pelo LEED – selo que atesta projetos totalmente sustentáveis, co m diminuição nas emissões de CO2 e no uso de energia e de água. Uma das designers mais renomadas no mundo, Stella é a prova de que dá, sim, para fazer moda comercial e consciente. Para saber mais sobre as iniciativas (são muitas!) da estilista, visite seu site oficial, em inglês.
  • 2
    Vivienne Westwood
    A senhorinha ruiva cheia de estilo também usa a moda para apoiar causas socioambientais. Neste ano mesmo, ela lançou uma linha de acessórios chamada Ethical Fashion Africa Collection, toda produzida por mulheres do Quênia com matéria-prima reciclada. O objetivo do projeto, que tem apoio de uma agência da ONU, é gerar emprego e fonte de renda – "não é caridade", ela faz questão de esclarecer – para a população do país. Além de iniciativas como esta, Vivienne já admitiu que sua campanha contra o consumo desenfreado vai contra o negócio com que trabalha, a moda. Certa vez, durante um programa de TV, a estilista declarou "compre menos, escolha melhor" e incentivou as pessoas a consumirem apenas o necessário. 
  • 3
    Ali Hewson e Bono Vox
    Ok, o líder do U2 e sua esposa não são bem estilistas, mas são os fundadores da grife Edun, que surgiu em 2005 baseada no conceito de moda ética. Quem desenvolve a maior parte das coleções é a estilista francesa Isabelle Quéhé; e a LVMH, conglomerado que detém grifes como Louis Vuitton, comprou 49% da marca. O principal objetivo da Edun é fortalecer o comércio com a África (onde são produzidos 85% dos items da marca) e erradicar a pobreza na região. A moda étnica da Edun consiste em peças de roupa confeccionadas com algodão 100% orgânico. No último mês de novembro, a brasileira Aline Weber desfilou a coleção de verão da marca – assista ao vídeo aqui.
  • 4
    Oskar Metsavaht
    Homem por trás da Osklen, Oskar procura desenvolver suas coleções sob o preceito da sustentabilidade. Em paralelo, criou oInstituto E, voltado para a "promoção da vocação do Brasil como país do desenvolvimento sustentável". Lá, além de muitas outras atividades, Oskar promove a pesquisa de novos materiais para que a cadeia têxtil brasileira utilize matéria-prima renovável e reciclada, com processos de produção éticos e sustentáveis. Para saber mais sobre as iniciativas, visita o site do projeto.
  • 5
    Emma Watson
    Eterna Hermione dos longas de "Harry Potter", ela tem só 21 anos e entrou há pouco no mundo da moda, mas já mostrou que quer desenvolver um trabalho bacana. "Estou animada com a ideia de usar a moda como ferramenta para diminuir a pobreza e sei que posso ajudar a fazer a diferença", disse em seu site oficial. Emma já desenvolveu coleções ecológicas – e posou para as campanhas delas – em parceria com a grife People Tree, tudo feito com material reciclado. Na ocasião do lançamento, Emma visitou Bangladesh para conhecer as mulheres responsáveis pelos trabalhos manuais de bordado e tecelagem. Engajadinha a moça, que já foi modelo da grife Burberry e virou ícone de estilo nos tapetes vermelhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário