sábado, 28 de janeiro de 2012

Jardins Urbanos


Que tal protestar contra o descaso das autoridades públicas em relação à manutenção de calçadas e asfalto transformando buracos em jardins urbanos feitos com terra, grama, flores e até um banquinho de praça em miniatura? Além de denunciar de forma original as verdadeiras crateras que aparecem principalmente nas temporadas de chuva, ia dar uma embelezada na cidade. Um verdadeiro tapa com luva de pelica, não?
Pois é essa a intenção dos artistas Steve Wheen e Pete Dungey, que desenvolvem um tipo de intervenção urbana já documentada em mais de 30 países no mundo, chamada Guerrilla Gardening,  ou Jardinagem de Guerrilha. Os dois artistas têm estilos diversos sobre o mesmo tema: preencher fissuras, depressões e buracos das ruas de Londres com um toque de verde.



Wheen cria miniaturas de agradáveis jardins e registra os pequenos feitos em seu blog. Dungey espera que os motoristas diminuam a velocidade e desviem ao verem seus aglomerados de flores, que mais parecem obras de paisagismo. Tudo para criar bem-estar aos pedestres e exercitar criatividade com uma certa inclinação ecológica.
Seria mais interessante que os jardins fossem fixos, porém, segundo divulgado no TreeHuger, os admiradores do trabalho dizem que dessa forma os artistas não saciam seu ímpeto de criar tão cedo, já que têm sua arte vista apenas rapidamente pela cidade. A ideia parece muito interessante. O que você acha?



Nenhum comentário:

Postar um comentário