sábado, 9 de junho de 2012

Casa Orgânica


Meio Ambiente - 03/06/2012 11h34
Atualizado em 03/06/2012 11h42

Pneus, latas e garrafas: estanciense e marido criam residência orgânica

O casal projetou aquela que é considerada a primeira casa orgânica do Brasil



Conceito: cobertura com vegetação, que possibilitará o cultivo de plantas, além de espaço para sauna e piscina
Conceito: cobertura com vegetação, que possibilitará o cultivo de plantas, além de espaço para sauna e piscina
Estrela Velha  - Modelos de sustentabilidade estão cada vez mais em evidência por inúmeras razões. A preocupação com as reações da natureza é um exemplo. Ou simplesmente uma questão de consciência e desprendimento de antigas formas de agir. Pelo menos, é nisso que a publicitária Vera Sanada acredita. “Não basta olhar o que está sendo feito com o mundo e não fazer nada. Precisamos ir além, e o recomeço precisa partir de cada um”, comenta a estanciense, radicada há 6 anos em São Paulo, mas que deixou a região há mais de duas décadas. 
Vera, ao lado do marido, o biólogo Yuri Sanada, já dá sua contribuição para o crescimento e mudança do mundo. O casal projetou aquela que é considerada a primeira casa orgânica do Brasil. O modelo, que será finalizado em dezembro, despertou tanta curiosidade dos vizinhos e da comunidade que já é possível visitar o imóvel, no interior de São Paulo, em Joanópolis. 
“Ninguém acreditava que era possível construir uma casa bonita e moderna com produtos descartáveis. O preconceito ainda impera em nossa sociedade quando se fala em sustentabilidade”, comenta Vera. Foram necessários três anos de espera para que a licença do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) fosse liberada e a casa pudesse finalmente ser erguida como Selo CO3 de sustentabilidade, acessibilidade e segurança. O projeto começou a criar forma em 2009, mas parou por dois anos, devido à vontade do casal de querer conhecer o mundo em um veleiro. 
A menos de um ano a residência já está com três mil pneus, seis mil latas e 4 mil garrafas pet. “Os pneus são comprados nas cooperativas e vamos precisar mais 6 mil para finalizar a residência, que tem 450 metros quadrados”, comenta Vera

Nenhum comentário:

Postar um comentário