terça-feira, 12 de junho de 2012

Mosquito da dengue :http://pegueinarede.blogspot.com.br/?spref=fb


TERÇA-FEIRA, 3 DE JANEIRO DE 2012


Plante Nim (Azadirachta indica) e espante o mosquito da dengue



















O que é Nim?
O nim (Azadirachta indica) é uma planta originária da Índia, trazida para o Brasil em 1992. Trata-se de uma árvore de crescimento rápido, que em poucos anos, atinge mais de 10 metros de altura. Produz os seus primeiros frutos entre 3 e 5 anos depois do plantio. Nas condições dp Nordeste chega a produzir frutos 2 vezes por ano.
Ele se desenvolve bem em regiões semi-áridas, por ser resistente à seca e suportar temperaturas elevadas, adaptando-se facilmente a diferentes tipos de solos. As susbstâncias encontradas no Nim funcionam como repelentes e, quando aplicadas diretamente no inseto podem matar ou provocar alterações genéticas. Insetos atingidos pelo Nim, ao se reproduzirem, geram insetos com o corpo defeituoso, de menor tamanho, com baixa capacidade de alimentação e de reprodução, diminuindo assim a produção da praga.

Defensivo natural
O nim traz grandes benefícios para o agricultor ou agricultura. Suas folhas e sementes podem ser usadas na defesa natural contra muitas pragas e doenças de plantas e também de animais. Controla lagartas, gafanhotos, besouros, pulgões, ácaros, mosca branca, bicudo do algodoeiro e pragas de grãos armazenados. Também controle nematóides e algumas doenças de fungos. No tratamento de animais é usado como carrapaticida e como vermífugo. Não é tóxico ao ser humano, mamíferos em geral, pássaros e peixes.

Produção de madeira
As plantas de nim quando adultas, dão sombra, fornecem madeira de grande qualidade para móveis, mourões e estacas, por serem resistentes ao cupim. Também são usadas na recuperação de solos degradados.

Industrialização
Das sementes do nim, extrai-se um óleo, que atualmente é muito procurado pelas indústrias, para a fabricação de defensivos de plantas e de diversos medicamentos de uso humano e animal. É também utilizado para produção de cremes para pelo, xampus, sabonetes e creme dental.

Preparação caseira de defensivos
Os defensivos à base de nim podem ser obtidos tanto das folhas quanto das sementes e são de fácil preparo. As folhas dever secadas à sombra e depois trituradas em uma máquina forrageira, para a obtenção do pó. Este pó é colocado de molho de um dia para o outro, depois coado em um pano, resulta em uma calda que pode ser aplicada contra pragas de plantas e animais. As sementes devem ser pisadas em um pilão para a retirada de cascas. Em seguida deve-se acrescentar um pouco d'água e continuar pisando até obter uma pasta. Continuando-se a pisar começa a escorrer um azeite. É esse azeite que, misturado com água, é usado no controle de pragas de plantas e animais.
Fonte: Esplar Centro de Pesquisa e Assessoria


Nim nas ruas de Maringá

Nim, plantado em 2009, foi a árvore escolhida para ocupar a calçada ecológica mantida por uma empresa de andaimes, em Maringá-PR. - O Caldo









Árvore de origem asiática ajuda a combater o mosquito da dengue

O nim, uma árvore de origem asiática, está ajudando a combater o mosquito da dengue, no Piauí. As folhas possuem uma substância inseticida que afasta os insetos.

A árvore já está em quase todos os bairros. O professor Francisco Leal, da Universidade Federal do Piauí, que há 11 anos desenvolve pesquisa sobre a planta, explica que o nim possui substâncias naturais na seiva. "O mosquito não gosta do doce e da seiva dessa planta. Ela inibe a alimentação e diminui o crescimento dos insetos e a reprodução", diz o pesquisador Francisco Leal.

A popularização do nim começou em Teresina em 2010. Os viveiros públicos passaram a produzir e a doar mudas da árvore. Em um ano, foram doadas 20 mil mudas.

A prefeitura também está doando mudas de citronela, outra planta de origem asiática com ação repelente. "Uma pulseira de citronela tem o efeito de repelir num raio de 50 metros quadrados qualquer inseto que esteja próxima dela", esclarece Claudiney Feitosa, gerente Meio Ambiente.

Aprenda uma receita de repelente natural de citronela:
Ingredientes:
- 500ml de água
- 100 gamas de folha de citronela picada
- 30ml de álcool

Preparo:
Em um liquidificador, coloque a água e metade das folhos da citronela, bata por cerca de 3 minutos. Depois a mistura deve ser coada e usada para bater o restante das folhas, também por 3 minutos. Em seguida, é preciso coar novamente a mistura para acrescentar o álcool. Continue batendo por 1 minuto e está pronto.
Fonte: Jornal Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário